Carnaval de Torres Vedras regressou em 2023 para uma edição de sucesso Promotorres EM

Carnaval de Torres Vedras regressou em 2023 para uma edição de sucesso

A edição deste ano do Carnaval de Torres Vedras saldou-se por um balanço bastante positivo.

Mais de 500 mil foliões terão participado nas recentes festividades carnavalescas torrienses, estimando-se que 2023 tenha sido o ano de maior afluência às mesmas.

Relativamente ao programa da edição deste ano do Carnaval de Torres Vedras, refira-se, em primeiro lugar, o Corso Escolar, que se realizou, como sempre, na manhã de sexta-feira, tendo no mesmo participado cerca de 7.500 alunos (do ensino pré-escolar ao ensino secundário) de 76 estabelecimentos de ensino, que foram acompanhados por mais de mil professores e auxiliares de ação educativa.

Já no Baile Tradição, realizado também no dia 17 de fevereiro, mas no período da tarde, participaram cerca de mil foliões seniores de 23 entidades (maioritariamente do concelho de Torres Vedras, mas também dos concelhos da Lourinhã, Sobral de Monte Agraço e Mafra).

 

A Chegada e Entronização dos Reis, que se realiza na sexta-feira à noite, foi, por seu lado, este ano, abrilhantada com um espetáculo de videomapping produzido pela oCubo, com direção artística de Rui Gato. De realçar a forte afluência de público verificada nesse momento - terá sido porventura a Cerimónia de Chegada e Entronização dos Reis do Carnaval de Torres Vedras mais presenciada -, o qual foi coorganizado com a Real Confraria do Carnaval de Torres.

A este propósito, saliente-se o contributo das diversas associações carnavalescas torrienses para o sucesso da edição deste ano do Carnaval de Torres Vedras, mais concretamente o da Real Confraria do Carnaval de Torres, dos Ministros&Matrafonas, das Lúmbias, d’ As Marias Cachuchas, dos Fidalgos e das SacÁdegas.

O concurso de grupos de mascarados realizado no decorrer do corso de sábado à noite foi outro momento alto da edição deste ano do Carnaval de Torres Vedras, tendo na iniciativa participado 1.627 figurantes, pertencentes a 34 grupos. Os resultados da mesma foram anunciados no decorrer do Corso Diurno de terça-feira: o prémio da Real Confraria do Carnaval de Torres coube ao grupo "Não há festa 100 ele”; no que se refere ao Prémio do Público, os 1.º, 2.º e 3.º classificados foram, respetivamente, os grupos “As Robertas - Do 0 aos 100", “Não há festa 100 ele” e “100 ânus de Foldia”; e no que concerne ao Prémio dos Grupos, o mesmo foi ganho pelo grupo “Sem ânus de Foldia", tendo o segundo lugar sido atribuído ao grupo “Rainhas Carnavalonas” e o terceiro ao grupo “Não há festa 100 ele”.

E porque o Carnaval de Torres Vedras é um “carnaval trapalhão”, por não haver fronteiras entre público e corso, ser aberto à participação popular, a edição deste ano do evento não podia acontecer sem o tradicional “corso trapalhão” de segunda-feira à noite. Esse foi o momento especial de participação de carros espontâneos, que marcaram, no entanto, também presença, nos corsos diurnos. Nas festividades carnavalescas torrienses de 2023 estiveram presentes, ao todo, nove veículos motorizados, um veículo elétrico e quatro veículos não motorizados, envolvendo, ao todo 381 elementos.

Também na noite de segunda-feira, dia 20 de fevereiro, em paralelo com o “corso trapalhão”, realizou-se o já tradicional concurso de matrafonas do Carnaval de Torres Vedras. 55 concorrentes participaram na iniciativa, que foi ganha por André Santos; Diogo Alves e Guilherme Águas obtiveram os 2.º e 3.º lugares, respetivamente; o título de “Miss Matrafona Juventude” foi atribuído a Bernardo Fernandes; e o de “Miss Matrafona Madura” a Toni Silva.

Sublinhe-se que o Carnaval de Torres Vedras decorreu em 2023 de forma bastante ordeira, tendo-se registado um número inferior de ocorrências relativamente à sua edição anterior, que acontecera em 2020. A esse propósito, refira-se que este ano estiveram envolvidos no Carnaval de Torres Vedras mais de 900 elementos de forças de segurança e socorro, sendo também de mencionar a disponibilização de um posto de socorros e de um posto médico avançado. Para garantir uma fruição segura da recente edição do Carnaval torriense foi desenvolvido um intenso trabalho conjunto que envolveu o Serviço Municipal de Proteção Civil, a PSP, a GNR, a Prosegur, a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Torres Vedras, a Cruz Vermelha, o INEM, o Centro Hospitalar do Oeste e a Delegação de Saúde de Torres Vedras.

De referir também que para que as festividades carnavalescas de Torres Vedras fossem este ano vividas de forma mais saudável, o Serviço Municipal de Proteção Civil organizou ações de sensibilização destinadas a alunos do ensino secundário, ao passo que o Académico de Torres Vedras, no âmbito do projeto “Atitude Positiva”, desenvolveu um trabalho de sensibilização junto de alunos do 3.º ciclo do ensino básico.

Referência ainda, da edição de 2023 do Carnaval de Torres Vedras, para a sua componente ambiental e de sustentabilidade, sendo de frisar, neste particular, a implementação generalizada de copos reutilizáveis, o que resultou numa redução considerável da utilização do copo de plástico de utilização única. Por outro lado, sendo o Carnaval de Torres Vedras um EcoEvento Valorsul, foi, nesse âmbito, na sua edição deste ano, desenvolvida a ação “Recycle Bingo” e levado a cabo um intenso trabalho de recolha seletiva de resíduos. O valor monetário resultante desse trabalho reverterá a favor da APECI (Associação para a Educação de Crianças Inadaptadas).

Recorde-se que o Carnaval de Torres Vedras é um evento organizado pela Câmara Municipal e pela empresa municipal Promotorres, tendo o orçamento da sua edição deste ano ascendido a cerca de 930 mil euros.

De relembrar também que a edição de 2023 do Carnaval de Torres Vedras integrou-se nas comemorações do centenário do evento, as quais decorrerão até 14 de fevereiro do próximo ano. O seu centenário foi, de resto, o tema, este ano, do Carnaval de Torres Vedras.

Mais informações sobre as comemorações do centenário do Carnaval de Torres Vedras podem ser obtidas no respetivo site.