https://www.high-endrolex.com/41 https://www.high-endrolex.com/41 Carnaval de Torres Vedras 2023 tem como tema "100 anos de Carnaval de Torres Vedras" Promotorres EM

Carnaval de Torres Vedras 2023 tem como tema "100 anos de Carnaval de Torres Vedras"



“100 anos de Carnaval de Torres Vedras” é o tema da edição de 2023 do Carnaval de Torres Vedras, que foi anunciado nas redes sociais oficiais no dia 2 de dezembro.

No próximo ano, o Carnaval de Torres Vedras realiza-se de 17 a 22 de fevereiro e marcará o início das comemorações do seu Centenário, que decorrem até 14 de fevereiro de 2024.

A tradição da seleção de dois homens da comunidade para desempenharem o papel de Rei e Rainha do Carnaval, assim como os seus símbolos, persistem desde 1923, sendo esta a data que marca o início do Carnaval organizado em Torres Vedras, de forma continuada, ainda que as manifestações carnavalescas sejam seculares.

A tradição dos Reis do Carnaval começou nesse ano apenas com o Rei (Álvaro André de Brito) e a primeira Rainha (Jaime Alves) surgiu um ano depois.

O ritual de chegada dos reis e entronização marca o início do período carnavalesco, baseado numa inversão dos poderes sociais, seja através da leitura do discurso satírico proferido pela figura do ministro, nos seus primórdios, ou na entrega das chaves da cidade pela presidente da Câmara Municipal de Torres Vedras aos Reis do Carnaval de Torres Vedras.