Santa Cruz Ocean Spirit de regresso de 15 a 24 de julho Promotorres EM

Santa Cruz Ocean Spirit de regresso de 15 a 24 de julho

O Santa Cruz Ocean Spirit – Festival Internacional de Desportos de Ondas regressa à Praia do Mirante, em Santa Cruz, de 15 a 24 de julho. Os desportos de ondas continuam a ser a âncora do festival, numa edição em que a programação musical inclui nomes do panorama nacional, como Dino d’Santiago, Mastiksoul, Deejay Kamala e NBC.

Na apresentação da 14.ª edição do evento, que decorreu no dia 5 de julho, no Hotel Golf Mar, a presidente da Câmara Municipal de Torres Vedras, Laura Rodrigues, destacou a realização do Eurosurf Junior, com a participação de 15 seleções, “que alavancam a nossa economia, alavancam o turismo e fazem conhecer este nosso recanto”. Laura Rodrigues anunciou também o regresso da animação musical noturna, após um período em que se procurou consolidar a vertente desportiva do evento.  

Sobre o Eurosurf Junior, o presidente da Federação Portuguesa de Surf, João Aranha, adiantou que este campeonato “é um dos principais europeus” e que irá trazer até Santa Cruz, de 17 a 23 de julho, cerca de 173 atletas.

O calendário desportivo do evento não se esgota nesta “prova rainha”. António Fonseca, da Associação Sealand Santa Cruz, apresentou as restantes provas desportivas que integram o evento. No fim de semana de 16 e 17 de julho, irá realizar-se o Internacional de Skimboard, com 70 atletas de 8 países, “que é já uma prova emblemática de Santa Cruz”, referiu. O dia 23 ou 24 de julho, mediante as condições do mar, ficará marcado pela realização da quarta etapa do Campeonato Nacional de Bodysurf, com 42 atletas nacionais.

O presidente do Conselho de Administração da Promotorres EM, Rui Penetra, frisou que a “componente desportiva do evento está estabilizada”, sendo essa a prioridade da organização. Como complemento, “apresentamos uma programação diversificada para também tentar responder aos diferentes públicos”, acrescentou. Todas as noites do festival terão atuações de bandas e dj's, de entrada gratuita, até às 2h00, com destaque para os seguintes artistas: Frankie Chavez (15 de julho), Deejay Kamala e NBC (16 de julho), Filipe Gonçalves (17 de julho), Favela Lacroix (18 de julho), Quem é o Bob (19 de julho), Nu bai SoundSystem (20 de julho), Fresh P e Big (21 de julho), Dino d’Santiago (22 de julho), Mastiksoul (23 de julho) e Cenoura & Amigos (24 de julho). Outros nomes serão anunciados nos próximos dias.

A 14.ª edição do Santa Cruz Ocean Spirit conta, ainda, com a Jet Ski Freestyle Session, no dia 24 de julho, com 10 riders. Paralelamente, o evento apresenta uma componente de experimentação e formação, com happy-hours de experimentação de kayaksurf e SUP na piscina, de 16 a 24 de julho; aulas sunset de pilates, yoga e outras atividades, em parceria com ginásios locais, de 18 a 22 de julho; surf adaptado, em parceria com a Surf Addict, no dia 20 de julho; e a iniciativa “Salva e Salva-te”, que irá consistir numa formação sobre salvamento com os Bombeiros Voluntários de Torres Vedras, no dia 21 de julho.

A sensibilização ambiental continua a ser uma das prioridades do evento, que conta com um serviço educativo, com o tema “Recuperação dos Ecossistemas”, dinamizado em parceria com a Câmara Municipal de Torres Vedras, os Serviços Municipalizados de Água e Saneamento (SMAS) de Torres Vedras, a Águas do Tejo Atlântico, a Valorsul, a Associação Bandeira Azul da Europa, o Guardião do Oceano e o Mar à Deriva.

O Santa Cruz Ocean Spirit volta a ser um Ecoevento Valorsul, procurando assim reduzir o impacto ambiental resultante do evento e promovendo a gestão adequada de resíduos. O festival integra, ainda, o projeto internacional “CAPonLITTER”, coordenado em Portugal pela Faculdade Ciências e Tecnologias da Universidade Nova de Lisboa, visando capitalizar as boas práticas costeiras e melhorar as políticas de prevenção do lixo marinho, através da troca de experiências e da aprendizagem inter-regional.

O Santa Cruz Ocean Spirit é uma organização da Câmara Municipal de Torres Vedras e da Promotorres, EM. Tem o Hotel Golf Mar como patrocinador, e a Mega Hits como rádio oficial. A Grafivedras como apoio à divulgação. O apoio institucional do IPDJ – Instituto Português do Desporto e Juventude. Os parceiros desportivos são a European Surfing Federation, Federação Portuguesa de Surf, Associação Sealand Santa Cruz e Surf Social Wave.

Toda a info em www.oceanspirit.pt