https://www.high-endrolex.com/41 https://www.high-endrolex.com/41 Exposição | "Lugar Contado" Promotorres EM

Exposição | "Lugar Contado"

Exposição coletiva de ilustração “Lugar Contado II”    

Exposição de ilustração de Olga Neves e Tânia Clímaco e Vanessa Effe

Data: De 5 a 31 de março 2022 

 

Local: Mercado Municipal de Torres Vedras - Piso 1

Sinopse:

A exposição “Lugar contado” incide sobre um romance, uma lenda e quatro contos tradicionais, através de versões outrora recolhidas por, entre outros eruditos, José Leite de Vasconcelos e, ao longo da última década, gravadas em vídeo pelo projeto MEMORIAMEDIA, e que as artistas Olga Neves, Tânia Clímaco e Vanessa Effe ilustraram, tendo sido exibida na Fábrica das Histórias – Casa Jaime Umbelino, no final de 2021. Mais uma vez, teremos oportunidade de apreciar as ilustrações das autoras e descobrir essas histórias …

Curadoria: José Barbieri

Produção, Arquivo vídeo e inventariação: Memoria Imaterial CRL

Assessoria científica: IELT – Instituto de Estudos de Literatura e Tradição, Universidade NOVA-FCSH; MNA – Museu Nacional de Arqueologia, DGPC

Ilustrações: Olga Neves, Tânia Clímaco e Vanessa Effe

Website do projeto: https://lugar.memoriamedia.net/

Parceria: Fábrica das Histórias – Casa Jaime Umbelino eMemoria Imaterial CRL

Apoio: Promotorres eMercado Municipal de Torres Vedras

 

Biografias

Olga Neves, nasceu numa pequena cidade em Torres Vedras, mas a mãe resolveu fazer malas (com a filha incluída) e mudou-se para o meio do nada! Nesse mesmo lugar onde havia quase nada, havia também um mundo fantástico. O contacto com a natureza, com os cheiros da terra e tudo o mais que conseguia na terra do nada, contribuíram para uma enorme vontade de registar tudo o que viu e sentiu. Estudou na Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa mas a distância do mundo onde se pode olhar os outros nos olhos foi por vezes dolorosa, e do lugar no meio do nada trazia sempre recordações maravilhosas. Atualmente trabalha em escultura e ilustração de livros. Os seus trabalhos incidem na identidade das diversas culturas e as linhas que entre elas se cruzam.

Tânia Clímaco, nasceu em 1982, de dentro de uma história, por isso, passa a maior parte do tempo a reproduzir esse mundo. Em 2007 aprendeu a arrumar ilustrações em livros, licenciando-se em Design de Comunicação. Desarruma lápis, tintas e pincéis desde sempre mas as suas ilustrações são publicadas pela primeira vez em 2009. Paralelamente à ilustração é professora de Expressão Artística Educação pela Arte, Atelier de Desenho e Pintura, Cenografia, dinamiza oficinas em várias instituições e veste a personagem Josefina no teatro de marionetas "Cabeça nas nuvens". 

Vanessa Éffe, nasceu em 1985 em Lisboa, mas cedo trocou a cidade por um cantinho no meio da natureza, em Torres Vedras. Desde pequena que adora desenhar, sendo a banda desenhada uma presença constante na sua vida. Estudou Banda Desenhada e Ilustração no Ar.co. Tem as suas ilustrações publicadas em livros e já participou em várias exposições. A sua primeira exposição individual foi dedicada ao Carnaval de Torres Vedras em 2017.  Atualmente tem um projeto colaborativo sobre a Cultura Japonesa e está neste momento a trabalhar num livro infantil bilingue.

622249e43e9f8