Recomendações de Saúde no Âmbito do COVID-19 Promotorres EM

Recomendações de Saúde no Âmbito do COVID-19

12 Mar 20 | »

O aparecimento de um novo coronavírus (SARS-CoV-2), causador da doença COVID-19, levou a Organização Mundial de Saúde a declarar, esta quarta-feira, que se trata de uma pandemia. O novo coronavírus foi identificado pela primeira vez em humanos no final de 2019, na cidade chinesa de Wuhan, província de Hubei, tendo sido entretanto confirmados casos de doença em mais de 120 países.

Assim, o presidente da Câmara Municipal de Torres Vedras, Carlos Bernardes, aprovou, no passado dia 5 de março, o Plano de Contingência Interno do Município de Torres Vedras, seguindo-se a ativação do Plano de Contingência de Âmbito Municipal, aprovado por unanimidade pela Comissão Municipal de Proteção Civil da passada segunda-feira.

Tendo em conta a evolução da situação epidemiológica, o Município de Torres Vedras e o Delegado de Saúde do ACES Oeste Sul deixam as seguintes recomendações à população: 

» Adote medidas de higiene e etiqueta respiratória:

     » Tape o nariz e a boca quando espirrar ou tossir (com lenço de papel ou com o cotovelo, nunca com as mãos) e deite sempre o lenço de papel no lixo;

     » Lave as mãos frequentemente e sempre que se assoar, espirrar ou tossir e após contacto direto com pessoas doentes.

» Caso sinta sintomas, evite idas ao hospital ou a outros equipamentos de saúde. Utilize a linha SNS24 (808 24 24 24) ou entre em contacto telefónico com o seu Centro de Saúde.

» Utilize máscara apenas se tiver sintomas respiratórios: tosse, espirros ou falta de ar.

» Evite contacto próximo com pessoas que apresentem infeção respiratória.

» Reduza a frequência de eventos sociais ao indispensável.

» A presença em cerimónias religiosas e/ou fúnebres é fortemente desaconselhada.

» Não frequente eventos com mais de 150 pessoas.

» Evite viagens ao estrangeiro, em especial nos vários países europeus afetados.

» Não promova ou organize eventos, cerimónias e festividades.

» Mantenha-se informado através de fontes oficiais como a Direção-Geral da Saúde. Não seja veículo de informação não confirmada.