EUROSURF em destaque, no Santa Cruz Ocean Spirit mais verde de sempre. Promotorres EM

EUROSURF em destaque, no Santa Cruz Ocean Spirit mais verde de sempre.

A 13ª edição do Santa Cruz Ocean Spirit tem regresso marcado entre os dias 19 e 28 de julho, na Praia do Mirante, em Santa Cruz. O Festival Internacional de Desportos de Ondas foi ontem apresentado em conferência de imprensa realizada no Noah Surf House, com a presença de vários elementos da organização.

Carlos Bernardes, presidente da Câmara Municipal de Torres Vedras, realçou a importância das preocupações ambientais associadas ao evento, que nesta edição aderiu mais uma vez o "Sê-lo Verde", sendo o único evento desenvolvido na praia que tem este "carimbo" de sustentabilidade ambiental. 

O Festival conta com um vasto programa desportivo, tendo "o surf como âncora, mas não desmerecendo todos os outros desportos de ondas", sublinhou a vereador da Atividade Física da Câmara Municipal de Torres Vedras, Laura Rodrigues. Para além do surf, o evento caracteriza-se pela realização de provas nacionais e internacionais nas modalidades de longboardskimboardkayaksurfwaveski e bodysurf.

Nesta edição a "prova rainha" será o Eurosurf, que vem pela primeira vez a Santa Cruz, trazendo as 15 melhores seleções europeias, realçou Frederic Rebelo, da Associação Sealand Santa Cruz. Na ocasião, avançou ainda que são esperados entre 100 a 120 atletas neste prova, que decorre de 20 a 28 de julho. O Internacional de Skimboard Santa Cruz, a prova mais antiga do evento, o Campeonato Nacional de Bodysurf Ocean Spirit Pro e o Kayaksurf & Waveski Session também voltam a marcar presença na programação desportiva, contando com a participação de mais de uma centena de atletas.

Já o presidente da Federação Portuguesa de Surf, João Aranha, realçou a versatilidade do evento que já acolheu provas de inúmeras modalidades ao longo das 12 edições passadas. Relativamente à edição deste ano, João Aranha destacou a ação de surf adaptado, promovida pela SURFaddict - Associação Portuguesa de Surf Adaptado, que irá decorrer no dia 24 de julho.

O presidente da empresa municipal Promotorres, Rui Penetra, frisou que este é um festival de desportos de ondas, que é complementado com outras atividades que "permitem viver a praia na sua plenitude". O destaque foi para a componente musical que tem um novo conceito, com concertos de entrada livre, que duram até 1h00, sob o mote "Músicas do Mundo". A programação, com a curadoria do artista torriense Rúben Monteiro, conta principalmente com bandas portuguesas e algumas internacionais, que tocam sonoridades dos vários cantos do mundo, esclareceu Rui Penetra.

A Fun Zone é uma das novidades desta edição do Santa Cruz Ocean Spirit. Trata-se de uma zona de experimentação que vai contar com um mini halfpipe, trampolins e segways. A diversão para pequenos e graúdos não termina aqui, havendo também várias atividades a decorrer na piscina instalada no recinto do evento, aulas de fitness e atividades de cariz ambiental que decorrem na tenda pedagógica, que tem como tema "Do rio ao mar sem lixo". 

 

in www.cm-tvedras.pt